História de Barrinha

por Luis Carlos Sponhardi publicado 04/04/2016 13h55, última modificação 11/04/2016 11h36

Fundação

Em 1930, as variadas crises de café (geada de 1918 e com a superprodução que se estabeleceu de 1925 a 1929), levaram a Fazenda São Martinho, grande propriedade rural, a ser dividida em inúmeras glebas e com isso o povoado que começava a surgir ao redor da Estação Barrinha, da Cia Paulista de Estrada de Ferro, FEPASA, começou a se desenvolver; Barrinha era reduzida a uma simples Estação, inaugurada em fevereiro de 1903. Entre os fundadores de Barrinha estão as famílias Gonçalves (erigiu a primeira Capela de louvor a São João), Biancardi, Thomazini, Kotó, Marcari, Santini e a colônia japonesa.

Em 1933, a Empresa Bevilácqua começou com a linha regular de ônibus, fazendo coincidir com os trens, contribuindo com uma parcela para o rápido progresso de Barrinha.

Em 14 de janeiro de 1936 foi levada a Distrito Paz.

A fertilidade da terra roxa e a imensa reserva de argila permitiram a instalação de três olarias e os três entrepostos de petróleo (Gulf, Atlantic e Shell) ajudaram muito seu desenvolvimento até a elevação a Município. Barrinha, em poucos anos aposentava credenciais econômicas para requerer sua própria autonomia municipal.

Assim foi, pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953 criava-se o Município de Barrinha. Sua instalação verificou-se em 1º de janeiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Senhor Reinaldo Silvério, constituição da Câmara Municipal e finalmente a posse dos primeiros vereadores.

Gentílico: Barrinhense.

Geografia

Localizada na região Sudeste do Estado de São Paulo, a 354 km da Capital Estadual e a 730 km de Brasília, Barrinha contava no ano de 2010 com uma população de 28.496 habitantes, sendo desse total 14.321 o número de homens e 14.175 o número de mulheres, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A principal rodovia de acesso a cidade é estadual e privada: Rodovia Carlos Tonani (SP 333), administrada pela Concessionária Triângulo do Sol e Vianorte.

Indústrias

Mesmo com grande destaque para a agricultura, Barrinha apresenta um pólo industrial que vem se desenvolvendo e ganhando notoriedade.

Agricultura

Desde sua fundação, várias foram as culturas cultivadas em nossa terra, como algodão, milho e café, responsável pelo acúmulo de muitas riquezas nos anos anteriores, sendo a cultura dominante até praticamente os anos de 1950, quando foi se efetivando o álcool e a cana-de-açúcar. Na atualidade podemos encontrar ainda o amendoim, cana-de-açúcar, milho e soja sendo cultivados em lavouras temporárias.

Comércio

Barrinha apresenta um setor comercial bastante variado, com aproximadamente 950 empresas atuantes e 965 unidades locais (indústria e comércio), que oferecem grande variedade de produtos para a população, empregando 3.944 pessoas numa média mensal de 2,3 salários mínimos (IBGE 2014).

A maior concentração de lojas está no centro da cidade, principalmente na Avenida Presidente Vargas e nas Ruas Mamud Assim Sucaria e Zelindo Zaninelli. Outro ponto comercial de grande importância é a Avenida Presidente Costa e Silva, que nos últimos anos tem aumentado de forma significativa sua quantidade de estabelecimentos comerciais.

Educação

Barrinha conta, no ensino municipalizado, com um total de 06 escolas destinadas ao Ensino Infantil, abrangendo um total de 866 alunos, de acordo com as Estatísticas de 2013 (IBGE). O mesmo relatório aponta que, no que diz respeito ao Ensino Fundamental, 07 são os estabelecimentos de ensino que abrigam 4.489 alunos. No Ensino Médio, 02 escolas atendem 1.177 alunos. Além disso, o Município ainda conta com o EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Histórico Anfi Teatro e histórico Jean Willian da Silva.

Saúde

Dados referente ao ano de 2009, a cidade possui 06 estabelecimentos públicos municipais com atendimento ambulatorial e atendimento médico em especialidades básicas, destes estabelecimentos 05 prestam serviço ao SUS Ambulatorial e 01 estabelecimento presta serviço ao SUS Emergência. Todos atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).