OUTUBRO ROSA - MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA.

por Operador publicado 05/10/2017 10h16, última modificação 05/10/2017 10h16

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha:

  • Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

        

O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo. É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas.

Abaixo segue o link de uma Cartilha do Câncer de Mama: é preciso falar disso elaborada pelo INCA para melhor esclarecimento sobre o assunto:

http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/material/cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso-2015-3-edicao-web.pdf

 

outubro-rosa.png

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.